Caminhão sobre um computador com caixas de embarque simulando o que é o CIF e FOB de frete do comércio exterior

CIF e FOB: entenda o que são esses tipos de frete e as suas diferenças

Na hora de desenhar o planejamento logístico da sua empresa, o frete é um ponto importantíssimo, e não se trata apenas de escolher o melhor custo, mas sim, optar por um serviço que seja adequado para sua operação e garante uma entrega sem dores de cabeça.

Para isso, você precisa conhecer duas opções de frete o CIF e FOB cada um com suas características, vantagens e desvantagens e sabendo o que cada um pode oferecer, você fará a escolha ideal para exportar ou importar os insumos importantes para sua empresa.

Vem conhecer tudo sobre essas duas modalidades e suas funções relevantes para o comércio exterior.

CIF e FOB: a importância em saber sobre os dois tipos de frete

Dentro das categorias de frete o CIF e FOB são bastante utilizados pois permitem um melhor controle das operações logísticas e cada um compreende o pagamento de uma das pontas envolvidas.

A escolha por cada um deles vai depender exatamente de quem vai assumir a responsabilidade pelo transporte e também para o desembaraço da carga.

Ambas opções oferecem um custo-benefício razoável, mas é importante levar em conta o que você pode arcar nessa operação.

Sigla CIF escrita com blocos de madeira

Entenda o que é CIF e FOB

CIF e FOB são duas modalidades de frete bastante utilizadas nos transportes marítimos internacionais, porém já estão sendo aplicadas também a operações rodoviárias.

São tipos de frete onde a cobrança pode ser aliada ao preço da mercadoria ou acordada com o comprador para que ele se encarregue de escolher a empresa que fará o transporte da carga.

Para entender melhor, vamos explicar o significado de cada uma dessas siglas.

O que quer dizer CIF e FOB

Começando pela sigla CIF que quer dizer Cost, Insurance and Freight, que numa adaptação livre para o português significa custo, seguro e frete, e é mais utilizada para empresas que vendem para o consumidor final.

Já o FOB é a sigla para Free on Board, que em bom português é livre a bordo e basicamente é uma modalidade para oferecer quando o comprador já tem sua transportadora de confiança, então ele prefere arcar com a responsabilidade dessa transação.

Sigla FOB escrita num quadro em branco com uma caneta preta

Qual a diferença entre CIF e FOB?

As diferenças básicas entre o frete CIF e o FOB é que um é bancado pelo comprador e o outro pelo remetente.

Para esclarecer, o CIF é quando o vendedor já coloca tudo ali no preço da mercadoria, então o cliente final não precisa pagar nada relacionado ao frete.

Enquanto isso, o FOB é o frete em que o vendedor se exime da responsabilidade sobre a carga e cabe ao comprador bancar todo o processo de transporte contratando a sua transportadora de preferência.

Quando o FOB ou CIF são utilizados geralmente?

O CIF é melhor utilizado para empresas que vendem direto ao consumidor final, pois pode ser uma forma de deixar seu produto mais competitivo e ainda agrega valor a sua mercadoria.

Quanto menos barreiras seu cliente tiver para comprar seu produto, mais atrativo ele será.

O FOB, por sua vez, é mais valioso para transações B2B, ou seja, entre empresas, pois geralmente já existem boas relações com empresas de logística e o comprador pode ter um melhor controle e segurança quanto a entrega da sua mercadoria.

Frete CIF e FOB: entenda as vantagens de cada um

Conforme mencionamos, as vantagens de cada um estão diretamente relacionadas a como foi combinada a venda.

Para o comprador, o CIF apresenta mais vantagens, porque não precisa se preocupar com nada, apenas em receber o produto que já foi pago.

Para sua empresa, utilizar a modalidade CIF pode agregar valor a sua mercadoria e trazer comodidade para seus clientes finais, o que ajuda na construção de uma boa relação.

Já o FOB, traz vantagens para o empresário que compra a mercadoria no sentido de que ele terá um melhor controle dessa carga e pode fazer a compra num valor mais atrativo.

Considerando que já tenha uma empresa logística de confiança, poderá negociar melhores custos do frete, sendo assim vale a pena assumir essa responsabilidade.

Quem paga o frete?

O CIF já tem seu valor embutido na própria venda, então quem paga é o cliente final, mas a responsabilidade de escolher a empresa de transporte é do vendedor.

No FOB, o comprador é quem paga o frete, e o vendedor se exime também das responsabilidades sobre a carga.

Monitoramento das cargas

Na modalidade CIF, quem paga a conta é o comprador, mas quem vai monitorar o transporte é o vendedor, por isso toda a responsabilidade quanto a segurança da carga é por parte do exportador.

No FOB, o cliente é quem escolhe a empresa logística que irá levar sua carga, então é ele quem monitora tudo e o vendedor fica livre desse trabalho.

Trabalhador fazendo monitoramento deCIF e FOB num notebook

Diferença entre CIF e FOB na questão da nota fiscal

No âmbito fiscal da coisa também há diferenças claras em cada modalidade do frete marítmo, então, entre CIF e FOB essa questão deve ser considerada também.

No CIF os custos estão todos embutidos no valor total dos produtos e então os valores do frete podem vir especificados na nota. Pode ser cobrada separadamente e discriminada na nota.

No caso do FOB, por ser de responsabilidade do comprador não terá valor especificado na Nota fiscal.

Contudo, vale ressaltar que na prática vão existir outras particularidades para cada tipo de operação, por isso o caminho ideal é ter uma assessoria em comércio exterior para acompanhar o processo e indicar os melhores fretes para as operações da sua empresa.

Os Terminais Alfandegados Lachmann são referência em gerenciamento de armazenagem e logística integrada de mercadorias. Clique para conferir todas as informações!

Conclusão

Os dois tipos de frete CIF e FOB são boas opções para sua operação de comércio exterior, tanto na importação, quanto na exportação, e agora que você sabe as diferenças e vantagens de cada um, pode escolher o que melhor cabe na realidade da sua empresa.

Por fim, é importante ter uma assessoria logística para otimizar suas operações, e na Lachmann você encontra profissionais experientes para auxiliar sua empresa, confira nossas soluções.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *