Vista de cima do Porto de Santos um dos maiores portos do Brasil

10 Maiores portos do Brasil: saiba mais sobre cada um deles

Se você importa ou exporta mercadorias ou está pensando em começar a internacionalizar a sua marca, as chances são que você vai precisar passar pelos maiores portos do Brasil.

Isso porque, sabemos bem que o modal de transporte mais utilizado para entrada e saída de cargas no país, é o marítimo, por isso que os portos são instalações importantíssimas para a economia do Brasil.

Nosso país tem cerca de 175 instalações portuárias juntando todos os modais, mas como temos uma costa ampla, os portos marítimos tendem a ser os mais utilizados até pela praticidade e pelos custos envolvidos no processo.

Só de terminais marítimos, temos 99 espalhados pela costa brasileira, mas como não dá para falar de todos, trouxemos os 10 maiores portos do Brasil para falar um pouco sobre como funcionam e agregam no comércio exterior.

Qual é o maior porto marítimo do Brasil?

Essa questão é bem direta e a resposta é uma só: o Porto de Santos.

Administrado pela CODESP, o porto de Santos é o maior em movimentações, tendo movimentado cerca de 50,39 milhões de toneladas no último ano (2021).

O desempenho do porto de Santos é expressivo até na comparação mundial, tendo movimentado mais de 4 milhões de contêineres em 2020, ficando na 43a posição no ranking global.

Isso são números impressionantes, ainda mais se considerarmos que o Brasil tem apenas 1% de participação na média de toda a movimentação do comércio internacional.

Maiores portos do Brasil: conheça mais cada um deles

Há bastante fomento por parte do Governo Federal para ampliar as exportações brasileiras e gerar bons números na nossa balança comercial, e para isso funcionar, é importante termos portos eficientes para garantir rapidez no despacho e também entrada de mercadorias.

Portanto, é interessante conhecer quais são hoje os principais e maiores portos do Brasil que são fundamentais para o comércio exterior.

Maiores portos do Brasil: Porto de Santos

Vista de cima do Porto de Santos um dos maiores portos do Brasil

Como já falamos um pouco sobre o Porto de Santos, vale só um breve resumo, pois de fato é disparado o maior terminal marítimo em volume transacionado, e além disso é o maior em movimentação também de contêineres.

Para se ter uma ideia, das 133 milhões de toneladas transportadas por contêineres, um terço delas passou pelo porto de Santos no ano de 2020

Maiores portos do Brasil: Porto de Paranaguá

Na segunda posição do nosso ranking vem o Porto de Paranaguá, localizado no estado do Paraná, e também é um terminal bastante amplo e importante para as operações de comércio exterior.

Das principais movimentações que ocorrem no porto de Paranaguá, fica  destaque para as operações do setor da agroindústria e madeira, material de transporte, alimentos e bebidas, indústria química e mecânica.

Maiores portos do Brasil: Portonave – Porto dos Navegantes

Portonave ou porto dos Navegantes fica na costa de Santa Catarina e é relativamente recente, pois iniciou suas atividades em 2007 sendo o primeiro terminal privado do país.

A atuação da Portonave no gerenciamento deste terminal auxilia no escoamento da produção dos estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil e ainda recebe cargas de alguns locais também da América do Sul.

Maiores portos do Brasil: Porto do Rio Grande

Ainda no sul do país, nosso próximo porto da lista é o do Rio Grande e tem uma estrutura bastante ampla.

As principais movimentações no terminal são do setor da agroindústria, madeira, calçados, couro, matérias de transporte e indústria química e mecânica.

Tem uma grande diversidade nas mercadorias que passam por ali, principalmente com produtos de alto valor agregado.

Para trazer números, em 2020 o porto do Rio Grande operou em torno de 6.461.690 toneladas de produtos.

Pela localização geográfica próxima ao Uruguai e ao norte da Argentina, é conhecido também como Porto Mercosul. 

Maiores portos do Brasil: Porto do Rio de Janeiro

Vista de cima do porto do Rio de Janeiro um dos maiores portos do Brasil

A cidade que já foi capital do Brasil, sem sombra de dúvidas tem um dos portos mais famosos do país.

O porto do Rio de Janeiro fica bem na costa da Bahia Guanabara e tem um intenso tráfego de embarcações que carregam vários tipos de produtos.

Essa parte da costa carioca tem também instalações militares da marinha, por isso a movimentação ali tem que ser bem planejada para que os navios atraquem no local correto.

No mais, é um dos terminais mais utilizados no comércio exterior brasileiro.

Maiores portos do Brasil: Porto de Manaus

Porto de Manaus visto de cima: um dos maiores portos do Brasil

Também conhecido como Porto Chibatão, o porto de Manaus compõe o maior completo portuário privado do Amazonas e fique bem as margens do famosíssimo Rio Negro.

Tem ampla estrutura portuária, com dinâmica muito eficiente, contendo área de armazenagem de contêineres, cargas, circulação interna, doca coberta, balança rodoviária e ainda um sistema de apoios da Receita Federal para agilizar as liberações alfandegárias.

Maiores portos do Brasil: Porto de Suape

Da região norte para o nordeste, chegamos ao porto do Suape, que fica no estado de Pernanbuco, entre Ipojuca e Cabo de Santo Agostião, próximo a região metropolitana de Recife.

O porto de Suape é ligado a mais 160 portos em todos os continentes, por isso é um dos terminais mais estratégicos do país, pelas possibilidades logísticas que oferece.

Maiores portos do Brasil: Porto de Itajaí

Santa Catarina aparecendo mais uma vez na lista, desta vez com o porto de Itajaí, que é um terminal de médio porte, muito utilizado pela agroindústria, madeira, eletroeletrônica dentre outros setores ativos na região.

Maiores portos do Brasil: Porto Dp World Santos

Também localizado em Santos, o porto tem como vantagem acesso fácil via modal marítimo, ferroviário e rodoviário, por isso tende a ser bastante eficiente para movimentação de cargas.

Maiores portos do Brasil: Porto de Itapoá

Para fechar, temos mais um porto importante no estado catarinense, pois o porto de Itapoá exerce uma função logística eficiente para exportar e importar produtos da indústria regional.

Além dos transportes para os continentes, em especial o asiático, o Porto de Itapoá também manda cargas para nossos vizinhos no Paraguai.

E agora que você conhece um pouco mais sobre os principais e maiores portos do Brasil, é importante considerar qual a melhor opção em termos logísticos e geográficos para sua operação, contando com uma assessoria em comércio exterior para otimizar seus processos.

O Agenciamento Marítimo da Lachmann possui tudo o que você precisa para tornar sua logística ainda mais eficiente e segura. Saiba mais!

Conclusão

Das centenas de terminais marítimos espalhados pela costa brasileira, você conheceu os 10 maiores portos do Brasil e entendeu um pouco mais da sua importância logística para as importações e exportações brasileiras.

Para sua empresa, conhecer os pontos de tráfego mais relevantes ajuda num bom planejamento logístico, e para ser ainda mais eficiente, conheça o serviço de agenciamento marítimo da Lachmann para montar uma estratégia segura.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *