Tipos de contrato de afretamento

Tipos de contrato de afretamento marítimo: quais são e como funciona

Dentro das opções de transporte no comércio exterior, o marítimo sem dúvidas é o que opera com maior volume e por isso, os tipos de contrato de afretamento fazem parte da rotina das operações. 

Sendo assim, invariavelmente quando você vai exportar ou importar alguma coisa, você deverá conhecer como funciona o afretamento marítimo para poder formular uma logística eficiente para otimizar custos e minimizar os riscos.

Vem entender tudo sobre os tipos de contrato de afretamento marítimo, como eles funcionam na prática e quais são as opções a serem consideradas para uma operação de comércio exterior de sucesso.

Boa leitura.

O que é afretamento de navio?

O que é tipos de contrato de afretamento

O afretamento de navio é o contrato de uma embarcação para transporte de produtos, quando feita diretamente em contato com o armador, e costuma ser utilizada para transportar cargas com exclusividade.

É uma modalidade de contratação de frete que vem muito a calhar para transportar uma carga em tempo menor, no entanto é preciso ter um bom conhecimento da logística portuária para que seja uma ação eficiente.

Também é preciso conhecer a legislação específica desse tipo de afretamento, pois as burocracias podem intimidar a princípio, mas com um assessoria experiente é possível aproveitar os benefícios.

O que é afretamento a tempo?

Trabalhador indicando para uma embarcação o contrato de afretamentoa a tempo

O afretamento a tempo ou por período, vem do termo em inglês time charter party ou apenas pela sigla TCP, é a modalidade de frete em que o fretador cede por um período determinado de tempo a gestão comercial e a gestão náutica da embarcação.

No contrato é definido o tempo em que o armador vai disponibilizar o navio completamente armado, com equipe completa e pronto para navegar, deixando à disposição do afretador para que possa realizar o transporte desejado.

Esse tipo de contrato de afretamento leva em conta as condições de acordo entre comprador e vendedor, considerando os prazos e volume para que seja algo viável dentro da logística das empresas.

Tipos de contrato de afretamento

Geralmente são considerados dois tipos principais de contrato de afretamento, que já até pincelaram um pouco acima, e são eles o Charter Party (contrato de afretamento) e o time charter party (contrato de Afretamento por Tempo).

Dentro desses tipos tem algumas subcategorias que faz a divisão real ficar em três tipos de contrato a depender da necessidade da sua operação no momento.

Para ficar mais claro, vamos explicar cada uma das modalidades de contrato a seguir, assim você pode entender o que melhor se encaixa no seu plano logístico para ter eficiência no transporte das suas cargas.

Bareboat ou Casco Nu;

Contrato de Afretamento a Casco Nu, ou como é chamado em inglês bareboat (ou Demise Charter Party em algumas literaturas), é o tipo de contrato em que o afretador faz o arrendamento do navio por tempo determinado.

O fretador vai dispor o seu navio a casco nu, e assume o controle da carga  mediante a pagamentos em intervalos pré acordado em contrato seguindo os conformes da utilização do navio.

É um modelo eficiente e pode até ser mais em conta a depender do volume a ser transportado, distância e também das condições do contrato, por isso é importante fazer a contratação auxiliado por um profissional de comércio exterior.

Time Charter ou Afretamento por Tempo;

O Afretamento por tempo (time charter party) é o que já falamos acima, e tem como característica ser um modelo onde o proprietário tem maior controle da operação.

O afretado nesse caso arca com alguns custos inerentes à operação, como combustível e lubrificantes dentro do período de tempo estabelecido em acordo.

O fretador também se eximirá da responsabilidade sobre a carga, ficando por conta do afretador garantir a integridade do que está sendo transportado, e novamente, tudo isso é mediante a contrato que pode ser negociado de forma mais vantajosa se tiver uma boa assessoria.

Voyage Charter ou Afretamento por Viagem.

O nome sugere que o afretamento por viagem ou Voyage charter, é uma modalidade de contrato de afretamento pontual, ou seja, por viagem, mas na prática não é bem assim.

Pode ser feito com contrato para várias viagens, e no caso, o armador do navio é quem se compromete em transportar a carga com segurança até o destino.

Esse tipo de frete marítimo é o que consideramos mais próximo dos que são feitos no modal rodoviário, por ter essas semelhanças na forma de remuneração e também na questão de quem é responsável pela integridade da carga.

Como fazer contrato de afretamento marítimo?

Embarcação chegadno no porto indicando qual o tipo de contrato de afretamento

Conforme falamos lá no início, o contrato de afretamento marítimo é aquele feito diretamente com armador, no porto, sendo uma modalidade utilizada para transportes de carga em caráter mais exclusivo.

A grande questão é que na hora de fazer um contrato com o armador, você terá que negociar as melhores condições, principalmente se tiver que cumprir algum tipo de prazo, por isso é importante ter uma boa relação.

Dentro de um planejamento de logística portuária, você precisa considerar situações sazonais em que o afretamento marítimo pode ser utilizado para que sua operação de comércio exterior seja mais competitiva.

A melhor forma de fazer essa gestão logística é com um serviço de um especialista como temos aqui na Lachmann.

Confira os serviços da Lachmann para frete marítimo de suas embarcações e economize tempo com a burocracia!

Conclusão

Os tipos de contrato de afretamento marítimo fazem parte de uma estratégia logística de longo prazo no comércio exterior e podem ser opções bastante viáveis, desde que avaliadas e encaixadas dentro do orçamento da sua empresa.

É possível conseguir boas condições no afretamento por tempo, mas também na modalidade tradicional, a diferença é que você precisa conhecer bem as particularidades da sua operação e de preferência ter assessoria de uma empresa especializada em logística portuária.

A Lachmann tem plena experiência quando o assunto é logística para comércio exterior, e nossos profissionais saberão qual tipo de contrato de afretamento ajudara a sua empresa, confira nossos serviços.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *