Caminhão com carga de fertilizantes a granel

Transporte de fertilizantes a granel: tudo o que importadores, exportadores e armadores precisam saber

Nos levantamentos da última balança comercial divulgada pelo Ministério da Economia, o setor agrícola novamente domina o volume de exportações. Em 2022, ele apresentou um superávit de 20,2 bilhões de dólares, se consolidando como um dos setores mais importantes para a economia nacional. Dentre os insumos que fazem parte desta conta, está o transporte de fertilizantes a granel.

Insumos agrícolas são parte fundamental do processo de comércio exterior brasileiro, e dentre as tarefas, o transporte marítimo de fertilizantes a granel é uma das mais importantes para o sucesso do setor agrícola

Então, preparamos este artigo com informações que você precisa saber sobre esse processo de transporte de fertilizantes a granel, os cuidados necessários com segurança e com custos otimizados.

Boa leitura!

O transporte de fertilizantes a granel requer atenção e cuidado

Caçamba de caminhão ao lado de navio descarregando fertilizantes a granel

Para um transporte de fertilizantes a granel adequado, são necessários vários cuidados e procedimentos para cumprir o translado com sucesso, pois trata-se de um insumo delicado e cheio de particularidades.

A movimentação desse produto passa por várias etapas que precisam ser feitas com muita atenção, já que o manuseio é com a carga a granel, ou seja, solta, então, tanto o embarque quanto a descarga precisam seguir padrões rigorosos.

Tudo isso é para que a integridade do insumo seja preservada na plenitude, mas também estão envolvidos nesse processo legislações específicas para que o transporte seja viabilizado.

Como fazer o transporte de fertilizantes a granel: porão VS sacos VS big bags

Já explicamos aqui que cada tipo de carga é transportada por um tipo de navio adequado para fazer o trajeto, garantindo a integridade dos insumos, evitando ao máximo perdas e possíveis acidentes.

Com os fertilizantes a granel, o transporte também é feito com recipientes específicos para garantir que a carga vai chegar ao destino com segurança, e os três modos mais utilizados para o acondicionamento da carga, são: os porões, sacos e big bags.

Os porões servem para receber o fertilizante a granel em navios graneleiros que é um tipo de embarcação especializada para acomodar cargas desse tipo.

os sacos, são embalagens de até 50 kg, e é um transporte semelhante aos de outros produtos agrícolas.

Por fim, os big bags são sacos de tamanho industrial feitos de polipropileno, material bem mais robustos e comportam 1000 kgs de fertilizantes cada. 

É um modelo de transporte que facilita o manuseio e garante integridade ao produto, principalmente durante o armazenamento.

Dicas para um transporte de fertilizantes a granel com eficiência

Navios demonstrando a logística do transporte de fertilizantes a granel

Quando você está fazendo o transporte de fertilizantes a granel é preciso ter alguns cuidados, e de preferência, contratar empresa armadora que tenha os navios adequados para a operação.

Desde os caminhões para as rodovias até o embarque e desembarque nos navios, a carga de fertilizante a granel tem que estar bem acomodada, no veículo certo para não haver perdas.

Lembrando que fertilizantes são insumos que contêm substâncias químicas que oferece riscos aos trabalhadores e também ao meio ambiente.

Certifique-se que todos os envolvidos estarão utilizando equipamentos de segurança durante o transporte, pois isso é fundamental para integridade de quem manuseia e também da carga.

Como funciona a logística do transporte de fertilizantes

Interior de um navio demonstrando como fazer o transporte de fertilizantes a granel

Ficou claro que transportar fertilizantes a granel é um trabalho minucioso e que deve ser feito com os equipamentos adequados para o manuseio e também para armazenagem.

Embarcar no navio corretamente é só parte do processo e o desembarque tem que ser efetuado com a mesma maestria que a carga.

Na exportação, é comum que o vendedor tenha um controle maior do embarque devido a proximidade com o processo, já na entrega é preciso confiar na empresa que vai fazer o serviço. Por isso é fundamental trabalhar com parceiros sérios, com conhecimento e experiência.

Dicas para o descarregamento de fertilizantes

Antes de fazer o desembarque da carga, ela vai passar por várias etapas de vistoria, amostragem, movimentação e distribuição e isso só vai ser possível se houver um manuseio adequado.

Portanto, se na etapa do transporte até o navio, a carga for feita adequadamente, seguindo os padrões, fica mais fácil para quem for descarregar efetuar a tarefa de forma bem sucedida.

Armazenagem e transporte de fertilizantes a granel: dicas específicas

Geralmente, as cargas de fertilizante a granel passam por rotas extensas da origem até a chegada ao porto de descarga, por isso, os caminhões têm de estar preparados para fazer o transporte adequadamente.

O uso de caminhões graneleiros ou basculantes é o mais indicado, sempre cumprindo com os procedimentos de manuseio correto.

Outro ponto importante é que a carga pode ficar um tempo no porto antes de embarcar, por isso, o exportador na origem tem de se certificar de fazer um armazenamento correto, que preze pela integridade do insumo.

Navio em alto mar demonstrando como fazer o agenciamento maritmo de transporte de fertilizantes a granel

O que a legislação diz sobre o transporte de fertilizantes a granel?

A legislação que rege sobre o armazenamento e transporte de fertilizantes a granel está no Decreto 4.954/2004 que considera esse insumo como carga perigosa, pois oferece riscos à saúde de quem manuseia, transporta e principalmente o meio ambiente.

Um agenciamento marítimo pode auxiliar a sua logística

Sem uma assessoria profissional em comércio exterior, você pode correr riscos ao lidar com o transporte de fertilizantes a granel, pois além da legislação específica, tem outros processos que precisarão ser feitos para um desembaraço eficiente.

Com um bom agenciamento marítimo, você consegue importar este e outros insumos agrícolas com total segurança e maior assertividade, desde a origem da carga até o desembarque no destino.

O Agenciamento Marítimo da Lachmann possui expertise para te auxiliar com tudo isso, além de toda uma infraestrutura de suporte. Saiba mais!

Conclusão

Como vimos, o transporte de fertilizantes a granel envolve diversas burocracias específicas que são necessárias para segurança do processo de exportação, por isso quem está no agronegócio precisa entender o mínimo necessário para fazer o processo corretamente.

Na Lachmann temos experiência ampla com o transporte deste tipo de insumo e podemos ser a assessoria definitiva para sua empresa, fale conosco e conheça nossas soluções de agenciamento marítimo.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *