O Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, receberá um reforço importante em sua infraestrutura. Foi firmado compromisso para a construção de dois novos berços públicos de atracação na região da Alemoa, área que concentra a movimentação de granéis líquidos na margem direita do porto.
O acordo envolve o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Autoridade Portuária de Santos (APS) e as empresas Ultracargo, Granel Química, Stolthaven e Vopak. O investimento estimado é de R$ 400 milhões, com execução prevista em até três anos, incluindo adequações ambientais. A ampliação deve acrescentar aproximadamente 3 milhões de toneladas por ano à capacidade do complexo.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, a iniciativa fortalece o cluster de líquidos em Santos, ajuda a reduzir gargalos logísticos e amplia a competitividade do porto, que já é o maior da região.
Outras iniciativas em andamento
Além do anúncio dos novos berços, foi confirmada a realização do leilão do túnel Santos–Guarujá em 5 de setembro, na B3, em São Paulo. Considerado a maior obra de mobilidade do Novo PAC, o projeto prevê 1,5 km de extensão, com investimento de R$ 6,8 bilhões. A ligação terá faixa exclusiva para o VLT, além de acessos para ciclistas e pedestres, beneficiando cerca de 78 mil pessoas por dia.
O governo federal também destacou que conduz atualmente a maior carteira de concessões da história do setor portuário, com previsão de 60 leilões até 2026, totalizando cerca de R$ 30 bilhões em investimentos. Entre eles, o Tecon Santos 10, previsto para dezembro, que deve dobrar a capacidade de movimentação de contêineres.
Na margem esquerda, a DP World deu início às obras de expansão do seu cais, que ganhará 190 metros adicionais, alcançando 1.290 metros de extensão. Com novos equipamentos, a capacidade projetada do terminal é de 1,7 milhão de TEUs por ano até 2026.
📊 Fonte: gov.com