desova de container

Desova de container: o que é, como é feito e vantagens

São várias as atividades que envolvem a importação, exportação e fretagem de cargas marítimas, sendo uma das principais a desova de container. 

Com o aumento das cargas, é preciso determinar um local específico para desovar ou esvaziar os produtos armazenados no interior do container. 

Nesse sentido, surgem muitas dúvidas comuns acerca do tema, desde como essa desova de container funciona, até qual a preparação necessária para essa atividade e qual a sua real importância. 

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo completo, com tudo o que você precisa saber antes de contratar um serviço de desova de container. Basta continuar a leitura. Acompanhe!

Desove seu container no Terminal Alfandegado da Lachmann! 

Desova de container: como funciona

A desova de container consiste em retirar, de modo correto, com o auxílio de equipamentos específicos, todos os produtos e cargas do interior do container para serem transportados e despachados. 

A desova pode ser vista como o processo inverso à estufagem, que é a atribuição e disponibilização de cargas de modo cuidadoso e sistemático no interior do container, para serem transportados com segurança. 

Geralmente, a estufagem e a disposição dos produtos é pensada na otimização de espaço no interior do container, utilizando recursos como a setorização com o auxílio de placas de madeira ou divisores plásticos. 

As amarrações também são bem feitas, de modo a evitar que as cargas se dispersem no interior do container e sofram quaisquer tipos de danos. Por isso, o processo de desova precisa também ser realizado com cuidado. 

Nele, todos os procedimentos de arrumação são desfeitos com a ajuda de equipamentos como empilhadeiras e máquinas específicas, a fim de garantir a otimização de tempo durante o processo. 

Por isso, todos os operadores das máquinas precisam ser devidamente treinados e conter certificações específicas para atuarem no ramo, tomando todos os cuidados possíveis para evitar danificar a carga. 

Quem contrata a desova de container

Foto: Pexels | Qual empresa realiza esse procedimento?
Foto: Pexels | Qual empresa realiza esse procedimento?

Apesar de ser um processo demorado, a desova de container não tem um prazo oficial para acontecer, mas muitos afirmam que ela deve ser feita em até 30 dias. 

Para otimizar recursos, agilizar esse tempo e ter as mercadorias liberadas antes, muitas empresas contratam terceiros para fazer a desova de container, contando com um processo mais seguro. 

Nesse sentido, para atender à solicitação de desova, muitas empresas contratam terminais alfandegados, como os da Lachmann. 

Terminais assim são responsáveis por desovar os containers com total segurança, contando com equipamentos e maquinários específicos. Além disso, o transporte e os procedimentos logísticos também são garantidos. 

No caso dos terminais alfandegados da Lachmann, por exemplo, o cliente pode contar com o atendimento personalizado e agilizado, através da presença física de órgãos governamentais e despachantes, que cuidam de toda a desburocratização.

Outro diferencial está na localização privilegiada dos terminais, que se encontram próximos aos portos, aeroportos e principais canais e rodovias para o deslocamento por terra. Assim, toda a logística de transporte é facilitada. 

Preparação para a desova

A desova de container só acontece quando todos os documentos são analisados cuidadosamente, além de identificar detalhes como peso da carga, nível de periculosidade, perecibilidade e qual a fragilidade dos produtos carregados. 

Todos esses dados serão de extrema importância para definir quais serão os maquinários utilizados e o tempo gasto com todo o processo de descarregamento e transporte da mercadoria. 

Vale mencionar também que imprevistos e ações naturais como chuvas e variações de temperatura podem afetar o andamento da desova, especialmente se os terminais alfandegados forem ao ar livre.

Por isso, as empresas contratadas sempre calculam os prazos considerando possíveis circunstâncias desafiadoras. 

Além disso, apostar em empresas que disponibilizam terminais alfandegados cobertos, como os terminais da Lachmann localizados em São Bernardo do Campo e Taubaté, com áreas suficientes para realizar todas as etapas sem interrupções naturais. 

Assim, todas as etapas do procedimento podem ser executadas de modo seguro e totalmente eficiente, colocando a satisfação do cliente sempre em primeiro lugar. 

O passo a passo de uma desova de containers

Foto: Pexels | A desova precisa ser feita com o auxílio de máquinas. 
Foto: Pexels | A desova precisa ser feita com o auxílio de máquinas. 

Para que ocorra a desova dos containers, é necessário seguir um passo a passo detalhado, com cautela conforme cada carga e especificações de peso, conforme citado acima. 

Basicamente, existem 7 etapas essenciais para este procedimento e para que os containers sejam desocupados de modo seguro tanto para os trabalhadores envolvidos, quanto para as cargas mais frágeis. 

O primeiro passo é o recebimento dos containers de carga até o terminal alfandegado ou armazéns que o próprio cliente talvez possua. Esse transporte geralmente é realizado através de caminhões de carga ou navios, no caso de produtos importados.

Feito isso, toda a documentação, tanto da carga quanto do container, é conferida, a fim de evitar possíveis discrepâncias e inadequações. 

Assim, é possível retirar o lacre de segurança que envolve o container para realizar a desova, além de retirar todas as repartições e placas de plástico e madeira do interior do container, utilizadas para organizar os itens com segurança e otimizar espaço.

Com isso, empilhadeiras e equipamentos são solicitados para a retirada dos pallets e níveis da carga, sempre de modo delicado a fim de evitar danificar os produtos.  

Dessa forma, todas as mercadorias são removidas com cuidado, armazenadas agora no interior de um veículo de transporte, responsável pela entrega ao consumidor final. 

Esse passo a passo é o padrão seguido em toda desova de container, que pode ser um processo mais demorado ou mais rápido conforme a quantidade de itens carregados e o tamanho do container. 

Por que desovar containers

Desovar containers é um processo necessário, que não pode ser evitado. Afinal, quanto mais tempo os containers ficam parados nos portos, sem que sua mercadoria seja retirada e transportada, mais insatisfeitos os clientes finais podem ficar. 

Além disso, a mercadoria pode ser danificada e, dependendo do prazo de inatividade, os containers podem sofrer com taxas e multas, como o processo de demurrage (a cobrança de sobrestadia). 

Como é um inevitável, vale a pena escolher uma empresa competente, como a Lachmann, para realizar o procedimento e evitar frustrações. 

Desove seu container no Terminal Alfandegado da Lachmann! 

Conclusão

Percebeu como a desova de container é algo simples de entender? Agora que você já sabe todos os passos envolvidos nesse processo, basta escolher a empresa parceira e se certificar de ela realiza um bom trabalho. 

Aqui mesmo, no site da Lachmann, você pode encontrar diversos outros serviços no segmento aduaneiro e marítimo, além de aprender muito com todos os conteúdos publicados em nosso blog! 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *