Informa√ß√Ķes sobre modalidades de frete internacional.

Modalidades de Frete Internacional: o guia completo com conceitos e siglas

Para empreender com sucesso no comércio exterior é importante conhecer bem as modalidades de frete internacional, pois cada tipo vai fornecer vantagens e custos diferentes, que vão ser mais adequadas ao seu planejamento logístico.

O frete internacional √© o que voc√™ vai ter que utilizar para enviar ou receber produtos, e √© feito por meio de contratos que seguem um conjunto de normas e regras dentro de padr√Ķes internacionais, para fornecer seguran√ßa √†s partes envolvidas na negocia√ß√£o.

Por isso, vem com a gente conhecer as principais modalidades de frete internacional para levar em consideração durante seu planejamento logístico e conseguir reduzir custo dos processos, o que é sempre muito bem vindo.

Boa leitura.

Entenda o que é Frete Internacional 

Imagem com um caminh√£o, um navio e um avi√£o, ilustrando o que s√£o as modalidades de frete internacional.

Via de regra o frete internacional funciona de duas formas, da maneira direta e da indireta, e já nessa escolha é importante considerar o orçamento porque isso vai ser determinante para a escolha.

No frete direto, o vendedor se encarrega de todo o processo de entrega do produto, do despacho at√© o recebimento pelo cliente, ent√£o ter√° que ir atr√°s dos modais e preencher as documenta√ß√Ķes necess√°rias, o que leva tempo.

J√° no frete indireto, o vendedor contrata um terceiro que preferencialmente √© uma empresa especialista em log√≠stica, assim ela se responsabiliza por todos os tr√Ęmites envolvidos no processo.

Ambas op√ß√Ķes s√£o vi√°veis, e tudo depende do seu or√ßamento e planejamento.

Modalidades de frete internacional: como escolher a ideal?

Além dos tipos de frete internacional, existem também os modais, que falaremos melhor em breve, mas isso mostra como é um assunto complexo e que não basta escolher o primeiro que aparecer, senão as chances de prejuízo são altas.

Dividimos as modalidades de frete internacional nas categorias mais utilizadas para que voc√™ entenda um pouco das op√ß√Ķes para encontrar a que se encaixa melhor na sua opera√ß√£o.

Como fazer frete internacional? Como contratar?

Primeiro você deve considerar alguns pontos como a urgência da entrega e o orçamento disponível, antes de buscar empresas que façam esse serviço de frete.

Isso √© importante, porque dentro das modalidades de frete internacional, algumas s√£o mais r√°pidas e diretas, por√©m mais caras, enquanto as op√ß√Ķes demoradas tem custo menores, pois consiste em despachar um grande volume.

A escolha da empresa deve levar em conta a credibilidade e experiência prática, por isso pesquise bem a reputação.

Temos um artigo completo que fala especificamente sobre o frete marítimo, confira se for no deu interesse.

Conheça as diferentes modalidades de frete internacional

Imagem de uma encomenda sobre um mapa do globo terrestre, ilustrando as modalidades do frete internacional.

Dentre as v√°rias modalidades de frete internacional, vamos come√ßar destacando 3 tipos que s√£o os mais utilizados para exporta√ß√Ķes e importa√ß√Ķes de todo tipo.

Frete Prepaid РFrete pré-pago

Esse primeiro tipo é onde o pagamento do frete é feito no local do embarque da mercadoria, mas não é obrigatório, pois pode ser pago também no local do desembarque, o que diferencia é se quem arca com os custos é o vendedor ou o comprador, mas o ponto é que o pagamento é feito antes dos desembaraços aduaneiros.

Frete Collect – Frete a pagar

Ao contrário do prepaid, o collect é aquele modelo onde o pagamento é feito em local diferente do embarque ou desembarque.

Pode ser substituído pela cláusula Freight Per Agreement (frete conforme acordo) que é onde o pagamento é acordado previamente entre as partes e o pagamento é feito no momento determinado.

Frete Payable at destination – Frete pag√°vel no destino

Por fim, temos o frete pagável no destino, e nesse caso específico, a responsabilidade é sempre do importador que vai fazer o pagamento na hora da retirada da mercadoria.

Incoterms: entenda o acordo entre exportador e importador

Incoterms s√£o termos internacionais de com√©rcio, e s√£o cl√°usulas contratuais que servem de guia para as transa√ß√Ķes comerciais, bem como listar os deveres dos importadores e exportadores.

S√£o atualizados a cada 10 anos pela C√Ęmara Internacional de Com√©rcio (CCI) e √© uma sigla para International Commercial Terms, ou Termos Comerciais Internacionais em tradu√ß√£o livre, e funcionam como uma regulamenta√ß√£o dos termos que precisam constar nos documentos de importa√ß√£o e exporta√ß√£o, incluindo os fretes internacionais.

Ent√£o, vamos conhecer alguns incoterms diretamente relacionados ao frete internacional.

Frete FCA

Frete FCA é o Free Carrier, que é o termo para quando o vendedor coloca a mercadoria na sede ou transporte até o local onde o comprador solicitou.

Todo o desembaraço aduaneiro é de responsabilidade do fornecedor.

Frete EXW

O Incoterm para Ex Works é para os contratos em que o exportador deve levar a mercadoria em local acordado em data marcada com antecedência para que o comprador colete. 

Depois disso, fica a cargo do importador dar sequência ao transporte, arcando com os riscos pertinentes à operação.

Frete CPT

Nessa modalidade Carriage Paid To, o fornecedor cumpre com o pagamento do frete só até o destino indicado, depois fica por conta de um transportadora levar a mercadoria até o comprador.

Frete FAS

Free Alongside Ship é o tipo de frete em que o vendedor custeia o frete até o ponto em que a mercadoria chega ao lado da embarcação solicitada pelo comprador. A partir desse ponto a responsabilidade é do solicitante.

Frete FOB

Free On Board é o Incoterm para mercadorias cujo vendedor não tem responsabilidade pela entrega, sendo de responsabilidade do comprador os custos e riscos dessa operação.

Frete CFR

Esse incoterm se refere √†s obriga√ß√Ķes do vendedor quanto aos custos e frete dessas mercadorias at√© o embarque no navio, e uma vem em tr√Ęnsito, j√° passa a ser do comprador a responsabilidade pela carga.

Frete CIF

Esse é o Incoterm para o tipo de contrato mais completo, onde o vendedor é quem garante todo o transporte até a chegada no destinatários. Custos, riscos e garantias ficam por conta do exportador, por isso a sigla significa Cost, Insurance and Freight (Custos, Seguro e Frete).

Frete CIP

A sigla Carriage and Insurance Paid é referente ao Incoterm que define que o vendedor é quem vai pagar o frete e se possível custear um seguro para as mercadorias.

Frete DAP

O DAP (Delivery At Place) que quer dizer ‚Äúentrega no local‚ÄĚ em portugu√™s, ent√£o o vendedor faz desembara√ßo das mercadorias, custeia o frete e faz a entrega no local onde o comprador definir.

Frete DPU

Semelhante ao DAP o DPU significa Delivered At Place Unloaded (Entregue no Local Desembarcado), ou seja, além da entrega, o vendedor garante o desembarque e desembaraço também.

Frete DDP

Por fim, temos o Delivery Duty Paid ou Entregue com Direitos pagos em português, que basicamente quer dizer que o vendedor deve arcar com  a entrega após a mercadoria ser postada no local designado no destino final e desembaraçadas.

Todas essas v√°rias op√ß√Ķes de fretes e Incoterms podem parecer um pouco confusas, mas dentro de um bom planejamento, √© bem f√°cil encaix√°-las na sua opera√ß√£o e ser mais assertivos nos processos da sua empresa.

O melhor caminho √© sempre ter uma boa assessoria experiente ao seu lado para otimizar os tr√Ęmites e reduzir custos nas suas importa√ß√Ķes ou exporta√ß√Ķes.

O Agenciamento Marítimo da Lachmann pode ajudar a sua logística. Possuímos cobertura nacional, além de agentes ao redor do mundo todo. Saiba mais!

Imagem de um avi√£o levando uma encomenda, representando uma modalidade de frete internacional.

Conclus√£o

Agora que você conhece as principais modalidades de frete internacional, é o momento de rever o planejamento logístico da sua empresa e ver se os processos estão utilizando a melhor opção de frete.

Continue acompanhando nosso blog para conferir importantes dicas. Você também pode se interessar pelo nosso artigo sobre como evitar demurrage de container.

E para não fazer isso sozinho, o Agenciamento Marítimo da Lachmann tem os especialistas certos para ajudar sua empresa, confira.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *